Ibrasde - Copos descartáveis

Desde a sua fundação, a IBRASDE mostra ano a ano um crescimento expressivo, graças ao reconhecimento dos seus clientes, nos altos investimentos em qualidade e eficiência que a empresa realiza. Para sustentar esse crescimento se faz necessário uma evolução constante de todos os processos da empresa.

1. Empresa

  • Missão: Oferecer descartáveis com qualidade e segurança com um preço competitivo.
  • Visão: Possuir atuação relevante em todo o território nacional e também no exterior.
  • Valores: Honestidade, respeito, responsabilidade, flexibilidade e humildade.

A empresa surgiu com o nome IBRASDE, um acrônimo de Indústria Brasileira de Descartáveis, mas por pronunciabilidade adotou a abreviação IBRAS como sua marca.

A IBRASDE está localizada na cidade de Cocal do Sul SC, que fica no centro do maior polo de descartáveis do Brasil, entre as cidades de Criciúma, Içara e Urussanga e foi fundada em 2009 pelo Sr. Soedi Perito e seus filhos Igor, Eder e Edu Perito.

O Sr. Soedi é uma das pessoas com maior experiência em descartáveis no país, atuando no ramo desde 1977. Ao longo desses anos ele contribuiu com diversas empresas através do gerenciamento de produção, manutenção e também na fabricação de máquinas termoformadoras. Atualmente os 3 filhos fazem a gestão da empresa, mas ele ainda atua diariamente no conselho e na supervisão de manutenções e investimentos.

2. Produtos

O mercado de descartáveis conta com uma infinidade de itens como copos, potes, tampas, bandejas, talheres, etc. Para fabricação destes itens são utilizadas basicamente 4 tipos de materiais:

  • Poliestireno (PS): É um plástico leve e rígido. É o material mais utilizado na fabricação de copo descartável para cafezinho, água, festa e aniversário, pratos, talheres e tampas. Também pode ser utilizado em bandejas e outros produtos.
  • Poliestireno expandido (EPS): Mais conhecido como “isopor”, é um material leve com boa capacidade de isolamento térmico. Ele é utilizado na fabricação de copo térmico para café, marmitex, entre outros produtos.
  • Polipropileno (PP): É um material leve e resistente. É utilizado na fabricação de embalagens, copos para drinks, potes para sorvete, gelatina, entre outros.
  • Polietileno tereftalato (PET): É um material leve e resistente, com boa transparência. É utilizado na fabricação de garrafas, potes, bandejas, tampas, entre outros produtos. Há também alguns copos de PET no mercado, porém a deformação do material quando exposto a bebidas quentes, o torna menos aceito no mercado.

A IBRASDE iniciou suas atividades com uma única termoformadora de fabricação própria que produzia em média 250 caixas por dia. Hoje, com máquinas mais modernas e produtivas tem capacidade instalada para produzir mais de 2.000 caixas diariamente, nos tamanhos de 50ml, 100ml, 150ml, 180ml, 200ml e 300ml.

3. Mercado

O mercado de descartáveis no Brasil é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo, movimentando cerca de R$123 bilhões por ano. O setor gera cerca de 1 milhão de empregos e produz mais de 2 milhões de toneladas de descartáveis plásticos por ano. Quase 90% desta produção está alocada na região Sul de Santa Catarina.

O mercado está crescendo a um ritmo constante, impulsionado por fatores como o aumento da população, o crescimento do setor de serviços e a adoção de novas tecnologias.

Os principais setores consumidores são:

  • Alimentos e bebidas, com cerca de 50% do mercado.
  • Saúde, com cerca de 25% do mercado.
  • Serviços, com cerca de 20% do mercado.

Em alguns países, a regulamentação do setor de descartáveis está se tornando mais rigorosa e a crescente preocupação com o meio ambiente está levando a uma demanda por descartáveis mais sustentáveis. Porém, as alternativas apresentadas até o momento são caras e ineficientes.

O plástico é um material 100% reciclável, mas apenas 1,2% do lixo plástico produzido no Brasil é reciclado, por isso é fundamental conscientizar ao máximo a importância da reciclagem.

4. Posicionamento

Existem no Brasil dezenas de fabricantes de copos descartáveis. Alguns possuem abrangência nacional, outros possuem foco regional. Naturalmente, eles possuem posicionamentos diferentes em relação a preço, qualidade e variedade. Ainda, alguns fabricantes possuem linhas com mais de uma marca, com posicionamentos distintos e em cada região encontramos diferentes marcas atuando com maior ou menor intensidade.

A marca IBRAS está estrategicamente posicionada de forma a oferecer produtos com qualidade superior as marcas mais baratas e preço inferior as marcas de qualidade Premium.

Esse posicionamento habilita a marca a competir nas duas frentes e no longo prazo gera no consumidor a percepção de melhor negócio, visto que, por um preço levemente mais alto que as marcas mais baratas ele está adquirindo um produto que:

  • Oferece segurança; pois o copo fica firme na mão, seja com líquido quente ou frio;
  • Oferece economia; pois os copos não racham ao retirar do dispenser e possuem boa separação, sendo puxados um a um.

Além dos produtos, a IBRAS também se preocupa em desenvolver embalagens que valorizam e dão credibilidade ao ponto de venda e a marca, ganhando a atenção do cliente para serem sua escolha natural.

5. Marketing

O marketing e as vendas são parceiros inseparáveis e juntos podem criar experiências excepcionais para os clientes. Com isso em mente, a IBRAS busca cada vez mais o suporte do marketing para construir relacionamentos duradouros com seus clientes através de ações nas redes sociais e participação em campanhas de vendas.

6. Palavra da direção

Sabemos que oferecer o produto mais barato é muitas vezes a forma mais fácil de realizar uma venda, porém oferecer um produto diferenciado já se mostrou a melhor estratégia no médio e longo prazo.

Cerca de 70% do custo de um copo descartável é composto pela matéria prima e para reduzir esse custo muitas empresas recorrem a redução da quantidade de material utilizado, produzindo copos com peso abaixo do mínimo exigido pela norma ABNT NBR 14.865 do Inmetro. Essa prática coloca em risco a segurança do consumidor e muitas vezes gera custos invisíveis ao cliente, como a utilização de dois copos e quebras na retirada do dispenser.

Algumas empresas fazem ainda pior, pois utilizam cargas minerais na composição da matéria prima que, mantém o copo dentro do peso mas, podem acarretar inúmeros malefícios para a saúde do consumidor.

É comum encontrar em supermercados garrafas de água mineral com diferença de preços que superam os 200%, mesmo se tratando de produtos similares. Isso acontece porque cada marca possui seu público e seu espaço. Da mesma forma com os copos descartáveis, há nos consumidores uma percepção de valor diferente para cada marca e isso que assegura a nossa posição.

Buscamos e valorizamos o trabalho em parceria, por isso estamos sempre à disposição para divulgar e participar das ações que nossos clientes realizam com a nossa marca. Queremos cada vez mais estreitar laços com bons clientes e oferecer a eles condições de realizar um trabalho de excelência com o nosso produto, ofertando uma experiência incrível aos consumidores.

Preço sempre foi e sempre será importante, mas preço não é tudo. Contem sempre com a gente!

Compartilhar esta Publicação